Marieta Severo abre a temporada 2023 da série Depoimentos Cariocas

 

 

A atriz Marieta Severo é a primeira entrevistada da temporada 2023 da série Depoimentos Cariocas, iniciativa criada pelo Arquivo Geral da Cidade para registrar as memórias e reflexões de personalidades sobre o Rio de Janeiro. A entrevista vai entra no ar na segunda-feira, dia 17 de janeiro, às 17h, no YouTube do Arquivo Geral, com chat aberto para quem acompanhar na estreia – link: https://youtu.be/_eMUeFklum4

 

Na entrevista, conduzida pelo coordenador de Promoção Cultural do Arquivo, Pedro Paulo Malta, Marieta relembra a infância no Leblon, o encantamento pelos espetáculos de balé (que assistia no Theatro Municipal, acompanhada da avó) e a vida escolar no Colégio Bennett, no Flamengo, onde fez as primeiras apresentações teatrais, antes do início profissional, no Tablado.

 

Também estão na conversa memórias sobre o ambiente cultural do Rio de Janeiro dos anos 1960, a censura e a repressão durante o regime militar (que viveu ao lado de Chico Buarque, seu companheiro à época), seu trabalho na série “A Grande Família”, da Rede Globo, e o dia-a-dia no Teatro Poeira, no qual é sócia da atriz Andréa Beltrão.

 

Esta última, aliás, é uma das convidadas especiais que participam da entrevista enviando perguntas a Marieta – completam o time a também atriz Sílvia Buarque, primogênita de suas três filhas com Chico, e a cantora Bebel Gilberto. Na abertura, o depoimento traz uma saudação da presidente do Arquivo Geral da Cidade, a historiadora Rosa Maria Araujo.

 

A entrevista com Marieta Severo é a 21ª da série Depoimentos Cariocas, que está no ar desde maio de 2021, quando estreou tendo como entrevistado o jornalista e escritor Zuenir Ventura. Desde então já foram 28 horas gravadas, com entrevistados como o escritor Ruy Castro, os compositores Nei Lopes e Paulo Cesar Pinheiro, a atriz e cantora Zezé Motta, o ex-prefeito Saturnino Braga e o locutor José Carlos Araújo, entre outros grandes personagens da cidade.

 

Todas a entrevistas da série Depoimentos Cariocas podem ser conferidas no site do Arquivo Geral da Cidade (https://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/depoimentos-cariocas) ou no canal da instituição no YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PL1-JWSGpuTTIup2hz906o1zEBl-qEwsTO).