05/05/2017 11:03:00
A Prefeitura do Rio realiza, durante o mês de maio, a segunda edição da campanha "Loucura na Roda", para marcar os 30 anos do Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio). O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é favorecer o diálogo e o olhar da sociedade sobre a saúde mental, levando à reflexão temas como inclusão social, resgate da cidadania e desinstitucionalização dos pacientes.
Durante a programação, são oferecidos serviços que estimulam a troca de informação e de experiências, como rodas de conversa, de samba, de capoeira, brincadeiras de roda e ciranda. As atividades serão realizadas em diversas regiões da cidade. No Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho, no Instituto Municipal Nise da Silveira (Rua Ramiro Magalhães, 521, no Engenho de Dentro), por exemplo, já está aberta à visitação a exposição "Ponto luz: vida & esperança".
Para participar da campanha "Loucura na Roda" pela internet basta utilizar a hashtag #loucuranaroda. Informações sobre o atendimento de saúde mental nos centros de atenção psicossocial da cidade estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde.
Veja a programação das atividades:
6 de maio (sábado) - das 10h às 18h - Abertura da Exposição dos Artistas do Ateliê Gaia. Visitação de 6 a 18 de maio.
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68- Centro.
6 de maio (sábado) - das 13h às 18h - Tiradentes Cultural - Loucos Por Cultura - Venda de produtos dos Projetos de Geração de renda, roda de conversa, oficinas e roda de samba.
Local: Praça Tiradentes - Centro. Oficina de Pintura em frente ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, 68 - Centro)
8 de maio (segunda-feira) - às 14h - Mesa "16 Anos da Lei 10.216/01: do pessimismo da razão ao otimismo da prática".
Local: Instituto Municipal Philippe Pinel: Avenida Venceslau Bras, 65 - Botafogo.
10 de maio (quarta-feira) - das 8h30 às 20h - XIII Luta Antimanicomial Encontro dos Programas de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade - participação do Bloco Loucura Suburbana.
Local: Universidade Veiga de Almeida - Campus Barra - Avenida General Felicíssimo Cardoso, 500 - Barra da Tijuca.
11 de maio (quinta-feira) - das 14h às 17h - Sinais que vem da Rua + 3o Encontro de Redutores de Danos - RJ
Local: auditório Leme Lopes - IPUB/UFRJ - Avenida Venceslau Bras, 71/fundos - Botafogo.
15 de maio (segunda-feira) - das 9h às 16h - CAPSi Maria Clara Machado: 10 anos na construção de caminhos em rede.
16 de maio (terça-feira) - 9h às 13h - Parada Louca - apresentações musicais, teatrais, sarau de poesia.
Local: Calçadão de Campo Grande - Campo Grande
16 de maio (terça-feira) - 13h30 - Abertura Oficial da II Semana Integrada de Enfermagem do IPUB/Pinel – Roda de Conversa: "Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática".
Local: IPUB/UFRJ - Avenida Venceslau Bras, 71/ fundos - Botafogo.
17 de maio (quarta-feira) - das 9h às 17h - Loucura na Roda - 30 anos de Luta Antimanicomial - Loucos pela UERJ
Exposições, Mesa, apresentações musicais, esquetes, rodas de conversa
e feira dos projetos de Geração de Renda.
Local: UERJ
18 de maio (quinta-feira) - das 13h às 18h - Ato "30 anos de luta: resistindo sem temer!" - Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial - RJ.
Local: Cinelândia e, ao final, cortejo até o Largo da Carioca.
18 de maio (quinta-feira) - às 10h - Ato em Defesa da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica e do SUS.
Local: Instituto Municipal Philippe Pinel: Avenida Venceslau Brás, 65 - Botafogo.
18 de maio (quinta-feira) - das 14h às 17h - Projeto Cuidar (atividades voltadas para os profissionais de enfermagem: ikebana, origami, massoterapia, etc).
Local: IPUB/UFRJ - Avenida Venceslau Bras, 71/ fundos - Botafogo.
18 de maio (quinta-feira) - das 14h30 às 16h - Debate com os artistas do Atelie Gaia.
Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - Rua Luís de Camões, 68 - Centro.
19 de maio (sexta-feira) - às 9h - Mesa de Debate- "30 Anos da Luta Antimanicomial: ainda pelo fim dos hospitais psiquiátricos"
Local: Instituto Municipal Philippe Pinel: Avenida Venceslau Bras, 65 - Botafogo.
19 de maio (sexta-feira) - às 13h - Sarau do CAPS Neusa
Local: Areninha Carioca Hermeto Pascoal - Praça Primeiro de Maio, s/n - Bangu.
20 de maio (sábado) - às 10h - Exposição dos Artistas do Ateliê Gaia
Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea - Estrada Rodrigues Caldas 3.400 - Taquara.
20 de maio (sábado) - às 19h - Festa da Luta Antimanicomial - Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial – RJ
Local: Rua Gonçalves Ledo / Praça Tiradentes - Centro.
21 de maio (domingo) das 9h às 13h - Ocupa Méier 2a edição. Organização: Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho e parceiros
Local: Rua Dias da Cruz - Méier.
Dia 22 de maio (segunda-feira) - às 13h - Exibição e debate do filme Nise da Silveira: o coração da loucura, 13h.
Local: Cine Carioca - Praça Nossa Senhora de Fátima - Rua Nova Brasília, S/N - Bonsucesso.
Dia 23 de maio (terça-feira) - às 13h - "Oficinas da expressividade". Coordenação: Lula Wanderley (Espaço Aberto ao Tempo).
Local: MAR - Museu de Arte do Rio - Praça Mauá, 5 - Centro.
Dia 23 de maio (terça-feira) - às 18h: Debate "Conjuntura política e luta antimanicomial". Organização: Coletivo Pró-Frente RJ em Defesa do SUS e da Reforma Psiquiatrica e Projeto Transversoes-ESS/UFRJ, NEPS-FSS-UERJ.
Local: Auditório Jorge Luiz Costa - Instituto Municipal Philippe Pinel: Avenida Venceslau Bras, 65 - Botafogo.
24 de maio (quinta-feira) - às 14h - Apresentações teatrais com os grupos: do buraco sai o que? E será o benidito?
Local: Instituto Municipal Nise da Silveira - Espaço Travessia/ Núcleo De Cultura, Ciência e Saúde. Rua Ramiro Magalhães, 521 - Casa do Sol - 3º andar - Engenho de Dentro
26 de maio (sexta-feira) - das 10h às 14h - Campeonato de futebol da AP 3.2.
Local: Vila Olímpica do Encantado - Rua Bento Gonçalves, 457 - Encantado.
30 de maio (terça-feira) - 10h - Lançamento de Filme "Contos da Vida - a história de Jean" dos usuários do CAPS Simão Bacamarte
Local: Santa Cruz.
31 de maio (quarta-feira) - às 14h - Espetáculo de dança inspirado na monografia "A Corporeidade da loucura", de Cecilia Estella.
Local: Instituto Municipal Nise da Silveira Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro.
Imagens relacionadas:
