06/09/2017 10:26:00
Avenida Atlântica, Copacabana, 15h de uma ensolarada terça-feira (05/09). Dois homens de bicicleta saem da ciclovia e passam a circular por entre os banhistas, na altura do Posto 6. Um deles se aproxima de um turista e arranca o cordão de seu pescoço. A cena é rápida e a dupla pedala em direção ao Leme. A fuga, contudo, é interrompida por policiais militares do 19° BPM e guardas municipais do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM).
Um dos suspeitos, Matheus Elídio e Silva, de 19 anos, é detido. O segundo homem consegue fugir, mas as imagens do roubo captadas pelo Núcleo de Videopatrulhamento da GM-Rio, no Centro de Operações Rio (COR) possibilitam a identificação do adolescente infrator e servem como prova na 12ª DP (Copacabana) para a Policia Civil autuar Matheus por roubo qualificado.
Este trabalho integrado da GM-Rio com as policias Militar e Civil no trecho da orla entre o Leme e o Posto 8, em Ipanema, já levou à identificação de um grupo que usa bicicletas para praticar roubos e furtos na localidade. Diretor do Núcleo de Videopatrulhamento, o inspetor Jorge Coimbra diz que as ações integradas da GM e PM vêm aumentando o número de prisões e de integrantes de gangues de bicicleta na orla:
- Quando são levados à delegacia, agora, os suspeitos já são identificados por meio das imagens, que passaram a ser usadas como prova nos inquéritos remetidos pela Polícia Civil à Justiça.