10/02/2018 21:36:00
A Comlurb retirou, neste sábado (10/02), mais de 100 toneladas de lixo do Sambódromo e das ruas do Rio, e os foliões dos primeiros blocos ainda estão pelas ruas. A limpeza da primeira noite de desfiles, ontem, que continuou até a parte da manhã deste sábado, rendeu 32,5 t na Sapucaí, sendo, 2.25 t de material reciclável. O balanço parcial dos blocos de hoje chega, até agora, a 60,6 t, sendo o Favoritas, com 33 t, seguido pelo Bola Preta, com 27,6 toneladas de resíduos. O programa Lixo Zero multou 143 foliões, sendo 134 por urinar nas ruas e nove por descarte irregular de pequenos resíduos.
Para garantir que tudo ficasse limpo no primeiro dia de desfiles das escolas da Série A, a Comlurb destacou 715 garis com apoio de 40 equipamentos e máquinas para limpeza e manutenção de toda área interna do Sambódromo, como corredores, frisas, arquibancadas e pista (durante os desfiles, desde a concentração até dispersão), lavagem dos contêineres, coleta de resíduos, limpeza dos postos médicos, do Terreirão do Samba e de todo o entorno. Vale lembrar que a limpeza da Passarela do Samba é sincronizada e foi ensaiada para mais uma vez fazer sucesso toda vez que a equipe de garis da Comlurb evolui na pista.
Blocos
A logística de limpeza do Carnaval de Rua, baseada no Protocolo de Blocos, começou no pré-carnaval e continua evoluindo até o encerramento da festa no dia 18 de fevereiro. O protocolo define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza contará com até 1.100 garis por dia; 2.100 contêineres, 100 sopradores, 20 vaporizadores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, carros lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes.
A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão e instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões, é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo força tarefa, com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.
De acordo com o Protocolo, blocos de grande porte, como o Cordão da Bola Preta, por exemplo, podem contar com até 260 garis, 600 contêineres e 17 veículos e equipamentos. Outros blocos que desfilaram hoje, sábado, também com grande número de foliões, como a Banda de Ipanema; o Bloco da Favorita, o Empolga às 9 e a Banda Sá Ferreira, que desfilaram em Copacabana; o Carrossel de Emoções, na Barra da Tijuca; o Céu na Terra, em Santa Teresa; o Bloco do Barbas, em Botafogo e o Cordão da Alegria da Tijuca; Vem que eu te carrego, na Praça Mauá, entre outros, a Comlurb esteve presente agilizando a limpeza em todas as ruas.
Lixo Zero
Os foliões que vão brincar no Carnaval de Rua devem ter cuidado com os pequenos resíduos irregularmente descartados e evitar urinar nas calçadas, vias e canteiros. O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade.
As equipes do Lixo Zero, formadas por 210 agentes de fiscalização da Comlurb e 140 guardas municipais, atuarão nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 563,30, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 205,60.