Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Estúdio Carioca oferece estrutura profissional para músicos da cidade

04/04/2018 12:45:00


Uma das barreiras para os artistas que estão começando na carreira musical é conseguir gravar suas canções com um equipamento profissional. São poucos os estúdios disponíveis, e os preços para alugar esses espaços costumam afugentar os iniciantes. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Cultura criou o Estúdio Carioca, que, através de uma parceria com o Estúdio Posto 9, oferece o espaço do Centro da Música Carioca Artur da Távola para artistas solo, bandas ou coletivos da cidade registrarem seus trabalhos gratuitamente. 
 
Não há restrições quanto ao gênero musical dos artistas, desde que o repertório a ser gravado seja original. Semestralmente, o Estúdio Carioca divulga uma chamada pública para inscrição dos interessados. O programa está em sua sexta edição, e já atendeu mais de 200 músicos e bandas da cidade. Para participar, basta ficar de olho na publicação da próxima chamada pública.
 
"Nossa estrutura é profissional, de primeira linha. Também oferecemos o técnico de áudio e o corpo da bateria", explica o diretor artístico do estúdio, Rubens Kurin.
 
Cada músico ou grupo selecionado tem quatro horas para utilizar toda a estrutura do estúdio e fazer a gravação. A sala de gravação do Centro da Música Carioca Artur da Távola fica reservada para os músicos uma hora antes do horário combinado, para que todos possam ensaiar e organizar o material de trabalho com calma. Depois da gravação, o estúdio faz a mixagem e agenda a entrega da música. Nesse momento, os artistas ainda podem fazer os últimos ajustes para depois receber o material na mídia que escolherem.
 
Em março, a banda de rock Zero Alta foi uma das escolhidas para utilizar o estúdio do Centro da Música Carioca Artur da Távola. Os cariocas Johnny Michael Lopes (vocalista), Manoel Edvar Filho (baixista), Bruno Misso Angelice (guitarrista) e Eric Fabbiani (bateirista) fizeram o primeiro registro profissional do trabalho do grupo, com a música "Mais uma dose". 
 
Os rapazes descobriram a iniciativa da Prefeitura através do Facebook. Um amigo viu uma publicação sobre o tema e marcou os integrantes da banda, enxergando ali uma grande oportunidade para uma mudança de patamar na carreira do grupo.
 
"Muitos músicos não têm acesso a esse tipo de material devido ao alto custo. É uma oportunidade muito boa que a prefeitura dá para as bandas que estão começando, para gravar com um material de qualidade", avalia Bruno Misso.



Serviços Serviços