Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Dia do Índio ganha programação especial no Centro Calouste Gulbenkian

13/04/2018 14:38:00


O Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no centro do Rio, vai se transformar em uma aldeia guarani. Com o objetivo de estabelecer um contato direto com a cultura indígena e identificar diversas tradições que fazem parte do nosso cotidiano, a Secretaria Municipal de Cultura celebra o Dia do Índio com o evento "O Indígena que Existe em Nós", nos dias 19 e 21 de abril. A comemoração tem entrada gratuita e conta com a participação de membros do grupo indígena Guarani M'byá, com realização de oficinas, brincadeiras infantis e uma feira de artesanato e gastronomia.
 
No Dia do índio (19), as atividades serão exclusivas para estudantes e professores da rede municipal, beneficiando cerca de 100 alunos de escolas do entorno da Praça Onze. Uma feira de artesanato e gastronomia típica do povo guarani - com pratos como creme de cupuaçu e bacuri, bombons artesanais de castanhas e cupuaçu - abre o evento, às 14h.
 
Em paralelo, as líderes indígenas Cristiane Santos, nascida no Oiapoque, e Maria Helena Brizuela, da aldeia Guarani Ara Hovi, em Maricá, junto com a designer de moda étnica Júlia Vidal iniciam a vivência "O Indígena que Existe em Nós", que vai promover uma imersão em uma aldeia, com experiências sensoriais através do uso de instrumentos musicais e elementos da natureza.
 
No sábado (21), a feira será aberta ao público, e acontece das 9h30 às 17h. As atividades começam às 10h, com a oficina de brincadeiras indígenas, que inclui pinturas corporais e jogos tradicionais da cultura guarani. Em seguida acontece a vivência, e depois, às 14h, Cristiane e Maria Helena darão início à oficina O Feminino Guarani, apresentando o grafismo e as técnicas de pintura corporal, além da indumentária Xondani, que é a vestimenta das guerreiras guaranis.
 
Serviço:
 
O Indígena Que Habita em Nós
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze
Data: Dias 19 e 21 de abril
Horário: Dia 19, 14h às 17h e dia 21, 9h30 às 17h
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre
 
Dia 21/03
9h30 – Feira de artesanato e gastronomia
10h – Oficina Brincadeiras Indígenas
11h – Fala das Lideranças
11h15 – Oficina Vivência "O Indígena que Habita em Nós"
14h – Oficina O Feminino Guarani



Serviços Serviços