Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Ações sobre prevenção do câncer de mama e de colo do útero marcam Outubro Rosa

03/10/2018 12:06:00


Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde no Diário Oficial desta quarta-feira (03/10), traz uma série de programações que marcam o mês de prevenção e combate ao câncer de mama e de colo útero. As ações que marcam o Outubro Rosa serão promovidas nas Unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde). Com grupos educativos, a programação da SMS visa conscientizar as mulheres quanto à importância do autocuidado.  

 

 

Haverá palestras, atividades e eventos direcionados a, principalmente, mulheres de 50 a 69 anos. Nas unidades de saúde das 10 áreas programáticas (AP) do Município do Rio, entre as ações preventivas está o oferecimento de exames aos sábados, para aquelas mulheres que trabalham e tem ocupações durante a semana. A importância da vacina contra o HPV também será tema nas rodas de conversa. Em parceria com o Programa Academia Carioca, serão programadas, ainda, caminhadas e palestras sobre alimentação saudável.

 

Confira abaixo a programação completa:

 
AP 1.0 – Centro e adjacências
 
Centro Municipal de Saúde José Messias do Carmo, no Santo Cristo, promove no dia 18 de outubro, em parceria com o Programa Academia Carioca, conversas sobre saúde da mulher e exame preventivo. No sábado, 20 de outubro, a unidade ficará aberta para receber mulheres que não podem realizar o exame durante a semana.
 
 
Ao longo de todo o mês, sessões de sala de espera sobre assuntos relacionados a saúde da mulher, como a importância da coleta do exame preventivo, mamografia, USG mamária, acompanhamento de pré-natal, vacinação da mulher e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST´s). A sala de ginecologia também vai estar disponível para atendimento por livre demanda.
 
 
Clínica da Família Dona Zica, em São Francisco Xavier, realiza no dia 3 de outubro, de 9h às 16h, o Dia P com o tema "Vem se cuidar, gata!". Haverá exame preventivo em mulheres com exames em atraso, identificadas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, e também por livre demanda. As sessões de sala de espera da unidade abordam saúde bucal, saúde da mulher, combate à violência contra a mulher, alimentação, exercício físico, menopausa, combate ao tabagismo, entre outros. Dia 18, acontece o Baile Rosa, realizado pela equipe de professora da A.P 1.0, em Paquetá, com a participação de alunos do Programa Academia Carioca e da Clínica da Família Dona Zica. Do dia 23 a 30 de outubro acontecem sessões de sala de espera abordando a saúde da mulher.
 
 
CSE São Francisco de Assis, na Cidade Nova, abordará na semana de 15 a 19 de outubro temas sobre a saúde da mulher: alimentação saudável, prática de atividade física, planejamento reprodutivo, violência doméstica e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero, com intensificação das ações no Outubro Rosa. Os temas também serão abordados durante as consultas.
 
 
Clínica da Família Estivadores, em São Cristovão, nos dia 4 e 25 de outubro, sessões de sala de espera sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. No dia 3 de outubro, caminhada de mobilização sobre o câncer de mama, às 9h. No dia 18, Dia Rosa, intensificação da coleta de preventivo e atividades de promoção da saúde. Em 25 de outubro, exibição de filme educativo às 15h.
 
 
Centro Municipal de Saúde Marcolino Candau, na Cidade Nova, programação "Miga vem se cuidar!". Dia 10, roda de conversa sobre violência contra a mulher, aulão de dança do ventre. Evento "Vem divar com a gente! ' com limpeza de pele.
 
 
No dia 27 de outubro, de 8h às 17h, Dia P com intensificação na realização de exames preventivos em mulheres com o exame em atraso que foram convidadas pelos profissionais da unidade de saúde. A unidade terá oferta do exame durante todo o mês. As sessões de sala de espera abordarão os seguintes temas: rastreamento de câncer de colo de útero e mama e prevenção de IST. No dia 4, prevenção da violência contra a mulher. 9 e 11, alimentação saudável e atividade física nos dias 16 e 18.
 
 
Clínica da Família Medalhista Olímpico Ricardo Lucarrelli, no condomínio residencial Zé Kéti, promove ações durante todo o mês de outubro, sessões de sala de espera sobre os seguintes temas: ações de detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama, planejamento familiar, prevenção da violência doméstica, alimentação saudável e práticas de atividades físicas e cuidados com a saúde bucal. Os temas também serão trabalhados nos grupos educativos da unidade: zumba, artesanato, caminhada, alongamento e pa tuan chin, planejamento familiar, gestantes e tabagismo. A oferta de exame preventivo também será intensificada.
 
 
Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, sessões sala de espera ao longo do mês com as equipes da unidade e o núcleo de apoio à saúde da família sobre temas relacionados à saúde da mulher. Nos sábados, as equipes estarão de portas abertas e mobilizadas para buscar usuárias do território com o exame preventivo em atrasado. No dia 31 de outubro, piquenique da saúde da mulher e da saúde do homem no Parque das Ruínas, com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
 
 
Centro Municipal de Saúde Salles Netto, no Rio Comprido, sessões de sala de espera sobre o câncer de mama, rastreio e diagnóstico, métodos de anticoncepção e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). As ações acontecem em dias alternados, com atividades do Programa Academia Cariocas, distribuição de folhetos e informações sobre os turnos de atendimento a mulher na unidade, roda de conversa sobre a saúde da mulher. Os agentes comunitários de saúde também distribuem material educativo sobre o tema e exibição de filme.
 
 
Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz, no Centro, realiza sessões de sala de espera com os agentes comunitários de saúde nos dias 7 e 11 de outubro. Nos dias 9, 11, 16 e 18, a unidade também promove palestras com estudantes de Farmácia. Nos dias 15 e 19 serão realizados exames preventivos por livre demanda. No dia 15, as sessões de sala de espera irão abordar as questões de saúde bucal. Dia 17 de outubro, com o apoio de assistentes sociais da unidade e convidados, grupo com mulheres beneficiadas pelo Bolsa Família. Dia 18, sala de espera com os agentes comunitários de saúde. Dia 19, aulão de forró. Dia 27, de 8h às 12h, Dia D com mutirão de exames preventivos para mulheres da região com o exame em atraso, com a equipe de estratégia de saúde da família.
 
 
AP 2.1 – Zona Sul
 
Promove atividades internas de planejamento familiar, identificação de mulheres da região com exames em atraso, sessões de sala de espera, divulgação do Outubro Rosa na porta de entrada da unidade com mulheres do grupo de artesanato, palestras sobre prevenção ao câncer de colo de útero e de mama e decoração da unidade. O grupo de cuidados com a saúde da mulher e o grupo de adolescentes também abordam o tema. Atividades físicas, oficina de alimentação funcional e organização pessoal, grupo de artesanato, momentos de beleza, sessões de cinema, evento do Programa Academia Carioca, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e musicoterapia. Ao longo do mês, os agentes comunitários de saúde também intensificarão as ações com busca de mulheres da região com os exames preventivo em atraso.
 
 
AP 2.2 – Grande Tijuca
 
No dia 18, às 17h, o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde realizará no auditório da CAP 2.2, na Tijuca, o Seminário da Saúde da Mulher AP 2.2.
 
 
Todas as unidades de atenção primária da AP 2.2 promovem salas de espera, busca ativa na região das mulheres de 25 a 65 anos, listagem para identificar as mulheres com coleta do exame preventivo atrasado, ampliação da oferta de testes rápidos e realização da coleta em tempo oportuno e/ou agendado.
 
 
Centro Municipal de Saúde Nicola Albano, no Alto da Boa Vista, ação na região nos sábados de outubro com uma equipe de saúde em cada associação de moradores para a coleta de preventivo, consultas em saúde da mulher e outras ações de promoção e prevenção voltadas à saúde da mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrela, em Vila Isabel, sessões de sala de espera abordam temáticas relacionadas à mulher, inclusive empoderamento feminino.
 
 
Clínica da Família Odalea Firmo Dutra, no Grajaú, sessões de salas de espera com equipes e profissionais convidados da rede sobre temas relacionados à promoção da saúde: alimentação saudável, promoção da saúde bucal, prática de exercícios físicos e intensificação de coleta de preventivos em dois sábados do mês.
 
 
Centro Municipal de Saúde Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira, terá tenda na entrada da unidade, sensibilizando sobre o câncer de mama e do colo do útero, violência, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, empoderamento feminino e auto cuidado. Uma vez na semana, durante todo o mês de outubro, a unidade realizará trabalho com listas do Vitacare e com convites para realização de consulta de saúde da mulher, salas de espera. No dia 13, ação de promoção da Saúde da Mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Carlos Figueiredo Filho, no Borel, exibição de vídeos educativos sobre a prevenção do câncer de colo do útero e da mama, rodas de conversa e salas de espera abordando os temas: alimentação saudável, prática de atividades físicas, prevenção da violência doméstica, planejamento reprodutivo e ações de detecção precoce do câncer do colo do útero e da mama e abordagem desses temas em todos os grupos que acontecem dentro e fora da unidade, visitas domiciliares e busca ativa das mulheres de 24 a 65 anos para sensibilização da importância do exame preventivo pelas equipes de saúde da família.
 
 
Centro Municipal de Saúde Pedro Ernesto, em Vila Isabel, no dia 4, à tarde, sessões sala de espera sobre alimentação saudável e atendimento em livre demanda para saúde da mulher no dia. Nos dias 11, 18 e 25, à tarde, sessões sala de espera e atendimento livre demanda saúde da mulher. Nos dias 05, 12 e 19, atividade do Programa Saúde na Escola com adolescentes sobre saúde da mulher. Na última semana de outubro, uma caminhada em torno do Maracanã.
 
 
AP 3.1 – Zona da Leopoldina
 
Atividades relacionadas à violência e boas práticas de saúde, incluindo atividade física, nutrição, tabagismo, uso de álcool e outras drogas lícitas, saúde sexual, reprodutiva e sexualidade e à prevenção do câncer de colo de útero e mama.
 
 
AP 3.2 – Grande Méier
 
Policlínica Rodolpho Rocco, em Del Castillo, sessão de sala espera com pacientes da ginecologia. No dia 24 de outubro, palestra com a Dra. Wanya, mastologista da unidade.
 
 
Centro Municipal de Saúde Cesar Pernetta, no Méier, realiza semanalmente durante o mês de outubro, sessões de sala de espera para sensibilização das pacientes sobre a importância do auto cuidado, exame preventivo e o autoexame. No dia 17, ações do evento "Dia Dedicado a Você" com o Programa Academia Carioca, na Praça Agripino Grieco. No dia 20 de outubro, a unidade realiza novamente o "Dia Dedicado a Você" com as equipes ofertando exame preventivo a todas as mulheres atendidas na unidade. O evento também contará com auricoloterapia, massagem, cuidados com a pele e reflexologia.
 
 
Centro Municipal de Saúde Rodolpho Rocco promove sessões de sala de espera sobre o câncer de colo de útero e mama.
 
 
Centro Municipal de Saúde Ariadne Lopes de Menezes, no Engenho da Rainha, no dia 11, ações na comunidade com auricoloterapia, conversas sobre alimentação saudável e empoderamento feminino, alongamento, exame preventivo, teatro de fantoches, teste rápido para sífilis, hepatites virais e HIV, No dia 23, ações na unidade, com orientações sobre o câncer de mama e colo de útero, exame preventivo, auriculoterapia, reflexologia podal, dança e alongamento. Ao longo do mês, sala de espera todos os dias da semana com temas sobre a saúde da mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão, no Engenho de Dentro, atividades sobre a saúde da mulher em sessões de sala de espera. As atividades terão foco nos grupos Viver Bem, artesanato, Programa Academia Carioca. O tema também será abordado no programa de saúde na escola da região.
 
 
Centro Municipal de Saúde Drº Eduardo Araújo Vilhena Leite, em Pilares, no dia 6, pela manhã, atividade "Mulheres em ação". O Programa Academia Carioca também promove roda de conversas sobre o câncer de mama e de colo de útero.
 
 
Centro Municipal de Saúde Drº Renato Rocco, no Jacaré, promove diversas ações ao longo do mês. Sala de espera todos os dias com os agentes comunitários de saúde e equipe técnica convocando as mulheres para as atividades e para realizar exame preventivo. No dia 3 de outubro, roda de conversa com o tema: "Cuide-se: a sua felicidade não depende de ninguém". No dia 18 de outubro, cine pipoca com um curta sobre empoderamento da mulher, após a exibição do filme, roda de conversa. No dia 20 de outubro, o Dia D. Para essa ação, a unidade ficará aberta aos sábados para ampliar o acesso ao exame de coleta de preventivo. Em 24 de outubro, sarau e atividades de encerramento do Outubro Rosa.
 
 
Centro Municipal de Saúde Dr. Carlos Gentille de Mello, Lins de Vasconcellos, sessões de sala de espera semanais sobre a saúde da mulher, além de palestras nos grupos de atividades físicas.
 
 
Centro Municipal de Saúde Prof. Antenor Nascente, Lins de Vasconcellos, sessões de sala de espera ao longo do mês, com o tema câncer de mama e câncer de colo de útero. No dia 19, a partir das 9h, a unidade realiza café da manhã com usuárias e debate sobre a saúde da mulher. No dia 26, às 10h, roda de conversa com o grupo de gestantes sobre a saúde da mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Tia Alice, em São Francisco Xavier, na Vila Olímpica da Mangueira, realiza diariamente sessões de sala de espera sobre o câncer de mama, de colo de útero. Também será realizado café da manhã com o Programa Academia Carioca para estimular o combate ao câncer. Os agentes de saúde intensificarão ao longo mês visitas para estimular a realização de exames preventivos em atraso. Toda sexta-feira, às 14h, sorteio de um kit para as mulheres que fizeram o exame preventivo durante a semana.
 
 
Clínica da Família Herbert de Souza, Tomás Coelho, durante todo os mês de outubro, sessões de sala de espera esclarecendo questões sobre a saúde da mulher.
 
 
Clínica da Família Izabel dos Santos, Engenho Novo, sessões de sala de espera sobre a saúde da mulher, como a importância do exame preventivo, informações sobre o câncer de útero, de mama e empoderamento feminino. Caminhada Rosa com o Programa Academia Carioca sobre a saúde da mulher, empoderamento feminino, empreendedorismo, sexualidade, violência contra mulher, planejamento familiar, oficina de maquiagem, oficina de artesanato e exame preventivo para as mulheres com o exame em atraso.
 
 
Clínica da Família Emygio Alves Costa Filho, em Pilares, promove, durante o mês de segunda a sexta-feira,pela manhã e a tarde, sessões de sala de espera com os seguintes temas: aleitamento materno e prevenção ao câncer de mama, a importância da mamografia e coleta do preventivo, informações estatísticas sobre a doença, violência doméstica e Lei Maria da Penha e sexualidade na melhor idade, "Para ser mulher tem que ter peito" e roda de conversa com convidada no auditório da unidade.. Nas terças-feiras, 10h, exibição de vídeos e discussões.
 
 
Clínica da Família Anna Nery, no Rocha, sessões de sala de espera ao longo do mês. Os temas abordados são: o câncer de colo de útero, de mama, importância do exame preventivo, quem deve fazer o exame e quando. No dia 27 de outubro, dia dedicado às mulheres com roda de conversa sobre a violência doméstica, sessões de alongamento, auriculoterapia, e reflexologia podal. Os exames de preventivo da lista da unidade também serão realizados neste dia.
 
 
Clínica da Família Cabo Edney Canazaro de Oliveira, Sampaio, sessões de sala de espera diária sobre a saúde da mulher. No dia 25 de outubro, roda de conversa com o grupo de gestantes e puérperas.
 
 
Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira, Benfica, sessões de sala de espera sobre a importância do exame de preventivo e saúde da mulher.
 
 
Clínica da Família Barbara Starfield, em Del Castilho, grupos de saúde da mulher abordarão os seguintes temas: contraceptivos, com oferta de exame preventivo, mamografia para todas as mulheres do grupo prioritário. Ao longo do mês, sessões de sala de espera sobre a saúde da mulher. Vacinação de mulheres em idade fértil e convite individualizado de acordo com as lista em gestão.
 
 
Clínica da Família Bibi Vogel, no Engenho da Rainha, sessões de sala de espera sobre a importância do rasteio do câncer de colo do útero. No dia 26 de outubro, às 10h, dia de beleza com mulheres da região e uma gestão da lista de mulheres que estão com exames atrasados.
 
 
Clínica da Família Sérgio Nicolau Amin, Del Castilho, sessões de sala de espera sobre saúde da mulher, prevenção do câncer de colo do útero e de mama, exibição de vídeos com o depoimento de mulheres que realizam os exames periodicamente, caminhada na região com o Programa Academia Carioca e semana de arte e cultura.
 
 
Clínica da Família Olga Pacheco, Piedade, promove com o Programa Academia Carioca atividades durante todo o mês com coleta de preventivo nos Templos Batista e Metodista e na unidade de saúde. Coleta de preventivo com incentivo a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) na unidade. Seis escolas da região também participarão das ações de intensificação.
 
 
Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira, Engenho de Dentro, sensibilização da equipe sobre a saúde da mulher, com exibição da coletânea "Guerreiras", com o Dr. Drauzio Varella. O curta apresenta o depoimento de mulheres que tiveram câncer do colo de útero. Coleta de preventivo em dias e horários diferenciados e sessões de sala de espera sobre a saúde da mulher.
 
 
Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega, Cachambi, sessões de sala de espera sobre a saúde da mulher. No dia 17 de outubro, dia da beleza com distribuição de brindes, massagem, auriculoterapia e coleta de preventivo. No dia 23 de outubro, o Chá das Poderosas com roda de conversa sobre autocuidado, violência contra a mulher, depoimentos de mulheres que tiveram câncer, aula de ginástica e palestra sobre o câncer de mama e de colo de útero.
 
 
Clínica da Família Luiz Célio Pereira, Abolição, sessões de sala de espera ao longo do mês, atividades de sensibilização e aula rosa com o Programa Academia Carioca, ações de artesanato com idéias e a importância da prevenção de câncer de colo do útero.
 
 
Clínica da Família Carioca, Triagem, no dia 1º de outubro, sessões de sala de espera pelos agentes comunitários de saúde, saúde bucal e o RAP da Saúde e palestra sobre o que significa o Outubro Rosa. O tema central da palestra será a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. No dia 26 de outubro, pela manhã, atividades do Programa Academia Carioca, agentes comunitários de saúde e a RAP da Saúde para a promoção da saúde, alimentação saudável, práticas de atividades físicas e aula de dança. No final do evento, um café com biscoitos. Durante todos os dias do mês, pela manhã e a tarde, será realizado exame preventivo nas mulheres da lista. Ao longo do mês pela manhã às quartas-feiras sessões de sala de espera sobre Câncer de colo de útero e mamas(10/10), violência a mulher(17/10), saúde reprodutiva e planejamento familiar(24/10) e higiene e autocuidado (31/10). No dia 31 de outubro, encerramento do Outubro Rosa com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família e as equipes da unidade realizando uma caminhada pelo bairro carioca para conversa com mulheres da região sobre o autocuidado e prevenção da obesidade.
 
 
AP 3.3 – Madureira e adjacências
 
Clínica da Família Candinho Ribeiro, Vista Alegre, chá das mulheres com discussão dos seguintes temas: violência contra a mulher e práticas saudáveis de vida- prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), câncer de colo de útero e planejamento reprodutivo. A ação também incluiu maquiagem, unha e corte de cabelo.
 
 
Clínica da Família Deputado Pedro Fernandes, Irajá, no dia 20, evento para o público com sorteio de cesta de produtos doados, bolo e refrigerante, auriculoterapia, reflexologia, limpeza de pele e maquiagem, sobrancelha e apresentação do coral Coralice. Rodas de conversa sobre temas relacionados ao auto-cuidado e práticas saudáveis de vida, além de busca ativa pela lista de cadastradas com exame preventivo em atraso e agendas livres.
 
 
Clínica da Família Dante Romano, Marechal Hermes, chá das mulheres com discussão dos seguintes temas: violência contra a mulher e práticas saudáveis de vida- prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), câncer de colo de útero e planejamento reprodutivo. A ação também incluí maquiagem, unha e corte de cabelo e aulão com professores do Programa Academia Carioca.
 
 
AP 4.0 – Barra e Jacarepaguá
 
Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiuba, Gardênia Azul, durante todo o mês de outubro, ações educativas com sessões de sala de espera no acolhimento, com ênfase na importância dos exames de rastreio, explicações do objetivo dos exames e a importância do autocuidado. Estarão presentes profissionais do NASF (assistente social e psicóloga que abordarão a importância da auto-imagem, valorização das mulheres, e violência contra a mulher. "A caminhada da Prevenção" com o Programa Academia Carioca.
 
 
Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, em Jacarepaguá, diariamente durante todo o mês, oferta de exame preventivo em livre demanda com distribuição de kits de prevenção. No dia 01º de outubro, Baile da mulher e café da manhã com Programa Academia Carioca. Dia 02, Gincana de Saúde da Mulher. Durante os dias 04, 11 e 18 Stand da prevenção e captação de mulheres na faixa etária. Dia 5 e 12, roda de conversa com Psicologia sobre violência contra a mulher, na sala de espera da unidade. Dia 4, atividade de sensibilização para a importância do agente comunitário e café da manhã, atividade sobre planejamento familiar com o grupo de gestantes. Durante os dias 01, 08, 15, 22 e 29 de outubro, rodas de conversa com psicólogo e com mulheres vulneráveis. Dia 16, gincana da Saúde da Mulher X Alimentação. No dia 18, às 14h, atividades sobre autoestima com o grupo de gestantes. Dia 25, sessões de sala de espera sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e o uso do preservativo. Do dia 18 a 26, de 9h às 17h, semana de beleza para mulheres. Dia 22, desfile do Programa Academia Carioca e orientações sobre o autoexame das mamas. O Programa Saúde na Escola realiza atividade de gênero e sexualidade nas escolas da região nos dias 8, 9 e 19.
 
 
Centro Municipal de Saúde Cecília Donnangelo, em Vargem Grande, equipes trabalham com a gestão das listas de exame preventivo das mulheres em diferença no PEP (Profilaxia Pós – Exposição), busca ativa pelos agentes comunitários de saúde das mulheres do território e convocação para a coleta. Ao longo do mês, agendamento e coleta em demanda livre para as mulheres que solicitarem, e atividade educativa na modalidade de sala de espera segunda feira à tarde e quarta feira pela manhã abordando o tema da saúde da mulher. A unidade fará captação e coleta de preventivo em livre demanda pelo território e salas de espera com os seguintes temas: Alimentação Saudável, Violência doméstica com foco na prevenção e a conscientização da família para a identificação de possível abuso infantil, Prevenção do câncer de mama e colo de útero.
 
 
Centro Municipal de Saúde Álvaro Ramos, em Jacarepaguá, produzirá organograma de coletas. No dia 18, às 9h, caminhada anual temática. Grupo de empoderamento feminino e violência doméstica com a participação da psicóloga da unidade com a data a definir, salas de espera diárias sobre prevenção de câncer de uterino e de mama. Nos dias 11 e 22 grupo sobre saúde da mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha Bandeira de Melo, em Jacarepaguá, promove na primeira semana de outubro a Caminhada Rosa com busca ativa no território da Estratégia Saúde da Família. Na segunda semana do mês, salas de espera e rodas de conversa sobre a prevenção do câncer de mama, de colo de útero, planejamento reprodutivo, dia da beleza e Caminhada Rosa com busca ativa no território da Estratégia saúde da Família. Na terceira e quarta semana de outubro, aulão estilo zumba, cine pipoca com orientações sobre a prevenção do câncer de mama, colo de útero e planejamento familiar.
 
 
Centro Municipal Santa Maria, em Jacarepaguá, realiza sessões de sala de espera com enfermeiras e agente comunitários com o tema: "A importância dos exames de rastreio e prevenção do câncer de colo uterino e mama". Roda de conversa e grupos de educação em saúde com médica e com todas as mulheres do território com o tema: Planejamento familiar e vida sexual reprodutiva. Caminhada com as alunas do Programa Academia Carioca pela conscientização da importância da realização dos exames de rastreio para câncer de colo de útero e de mama, com educador físico e agente comunitário de saúde. Exibição de vídeo educativo com a participação dos profissionais da unidade. Dois institutos de beleza parceiros da unidade estarão ofertando alguns serviços às mulheres que fizeram preventivo na unidade: corte de cabelo, designer de sobrancelhas e maquiagem e busca ativa às mulheres que estão na lista de ausência de registro de resultado do exame preventivo nos últimos três anos.
 
 
Centro Municipal de Saúde José de Souza Herdy, em Jacarepaguá, sessões de sala de espera com o tema, tenda expositiva com os temas relacionados com a saúde da mulher com retirada de dúvidas e distribuição de material educativo. Busca ativa na área da Ilha da Glória – parceria local para coleta em comunidade, permanência da vigilância fazendo uso das listas para captação do público alvo, escala de um enfermeiro por dia para coleta de preventivo da demanda espontânea. Utilização de grupos educativos para sensibilização em relação ao rastreio ginecológico e oferta de momento de relaxamento em grupo de mulheres da unidade, com participação da psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, avaliação da condição de acompanhamento ginecológico e captação para o exame no público alvo, utilizando a listagem das mulheres sem exame nos últimos três anos.
 
 
Clínica da Família Maicon Siqueira, Recreio dos Bandeirantes, terá escala de profissionais com a agenda aberta para a coleta de exame preventivo durante todo o mês de outubro. Serão realizadas a buscas ativa das mulheres através de lista fornecida pelo prontuário eletrônico e entrega de convites individuais personalizados. Divulgação do Outubro Rosa pelo território com cartaz no comércio, igrejas e associação de moradores, assim como a divulgação durantes as visitas no território. Sala de espera pela manhã com orientações sobre o Outubro Rosa, o que é o exame e qual a faixa etária preconizada e mitos e verdades sobre o procedimento e objetivo do exame.
 
 
As rodas de conversas semanais durante o mês de outubro serão sobre dois temas:
 
Violência contra a mulher – visando chamar atenção sobre as formas de violência que existem, como elas progridem e quais os mecanismos legais de proteção à mulher. Participação da psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, médicos e enfermeiros.
 
 
Relacionamentos amorosos abusivos – visa apresentar aos adolescentes o que é um relacionamento abusivo e seus possíveis desfechos. Participação da psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, médicos e enfermeiros. Serão convidados adolescentes beneficiários do Cartão Família Cariocas e alunos de escolas municipais do território.
 
 
O grupo de Planejamento Reprodutivo mensal fará ampla divulgação com um apresentação dos métodos contraceptivos e a Saúde Bucal abordando lesões orais adquiridas durante a relação sexual e distribuição de convites às mulheres da lista com risco reprodutivo, ações de promoção da autoestima feminina serão feitas e distribuição de brindes às mulheres que comparecerem às coletas.
 
 
Clínica da Família Gerson Berguer, no Campinho, disponibilizará durante todo o mês duas enfermeiras por turno para acolher as mulheres em livre demanda que procurarem a unidade para coleta de Papanicolau e exame clínico das mamas. Além de manter a disponibilidade de agendas já estabelecidas por equipes para este fim, serão distribuídos convites às mulheres na faixa etária que ainda não coletaram o exame na unidade e/ou não disponibilizaram o resultado do último exame para a equipe.
 
 
A unidade tem como meta coletar cerca de 250 exames. Todos os dias na porta da entrada, em vários horários, serão realizadas ações de promoção da saúde realizadas pelos ACSs e pela equipe do RAP da Saúde abordando o tema de prevenção ao câncer de colo uterino e mamas.
 
 
No dia 11, ação de promoção a saúde abordando o tema de prevenção ao câncer de colo de útero e mama, planejamento familiar e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no Parque Pinto Telem com a participação do grupo de participantes das atividades físicas do Parque e grupo do Programa Academia Carioca e do professor de Educação Física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.
 
 
No dia 13, dia especial com atividades de educação em saúde com ações de promoção, vislumbrando a importância, objetivo e período de coleta do exame Papanicolau e realização do auto-exame das mamas. Nessa data será realizada atividade de valorização da mulher com entrega de rosas artificiais fabricadas no grupo de artesanato da unidade.
 
 
Centro Municipal de Saúde Hamilton Land, na Cidade de Deus, aumentará a oferta de exame de preventivo, com abertura de agenda para mais de um profissional, realização de grupos de gestantes e planejamento reprodutivo com foco na prevenção do câncer de colo de útero e de mamas. Sessões de salas de espera sobre alimentação saudável e promoção em saúde.
 
 
Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza, em Curicica, promove sessões de sala de espera na unidade, atividades dentro do território, grupos de planejamento familiar, palestras com abordagem ao câncer de colo de útero e mama.
 
 
Clínica da Família Maury Alves de Pinho, em Vargem Pequena, promove atividades externas e busca ativa com a realização do mesmo em domicílio, caminhada com o Programa Academia Carioca e dia de beleza com sorteio de uma de kit de beleza.
 
 
Centro Municipal de Saúde Itanhangá, no Itanhnangá, terá preventivo em livre demanda, exame das mamas, sessões de sala de espera sobre o autoexame das mamas e exame preventivo como prevenção ao câncer de colo de útero ao longo de todo o mês. No dia 1º, cuidados estéticos e corporais de 8h 17h. Todas as segundas, terças e quartas-feiras, serão disponibilizadas vagas com ginecologista. No dia 17, sessão de sala de espera sobre valorização da auto-estima. Dia 19, cinema comunitário. No dia 24, verificação de peso, circunferência abdominal e palestra sobre alimentação saudável. Dia 26, aulão de zumba e atividade física.
 
 
Clínica da Família Helena Besserman Vianna, Rio das Pedras, busca ativa das mulheres da faixa etária de 25 - 64 que não realizaram preventivo nos últimos três anos, Ação em conjunto com o RAP da saúde e o Programa Academia Carioca a Caminhada das Poderosas no dia 19. Reuniões abordando a importância do rastreamento e acompanhamento do câncer de colo de útero nas mulheres da faixa etária preconizada. Divulgação das atividades nas mídias sociais e no território. As atividades envolvem a promoção da saúde, com foco na alimentação saudável, prática de atividades físicas, prevenção da violência doméstica e planejamento reprodutivo.
 
 
Clínica da Família Barbara Mosley de Souza, Anil, na primeira semana do mês intensificam a coleta de exame preventivo, na sala da mulher da unidade, agentes comunitários da saúde entregam convite as mulheres da região com exames em atraso, distribuição de laços, entrega de brindes, sessões de sala de espera sobre a importância do exame preventivo e mamografia com ênfase na faixa etária para rastreio do câncer de útero e mama. No dia 8, com o Programa Academia Carioca, caminhada "Mulheres em Ação" sobre a importância da atividade física, distribuição de laços e entrega de brindes na sala da mulher. Nos dias 9,10 e 11 coleta de preventivo na sala da mulher, distribuição de laços, entrega de brindes na sala da mulher e sessões de sala de espera sobre a importância do exame preventivo e mamografia dando ênfase para o rastreio do colo de útero e de mama. Dia 15, roda de conversa sobre alimentação saudável, café da manhã em parceria com alunos do Programa Academia Carioca, coleta de preventivo, distribuição de laços e entrega de brindes na sala da mulher. Dia 16, coleta de preventivo, distribuição de laços e entrega de brindes e sessões de sala de espera sobre a importância do exame preventivo e mamografia com ênfase na faixa etária para rastreio do câncer de mama e de colo de útero. Dia 17, sessões de sala de espera sobre a prevenção a violência doméstica, coleta de exame preventivo, distribuição de laços e entrega de brindes na sala da mulher. Dias 18 e 19 coletas de preventivo, distribuição de laços, entrega de brindes na sala da mulher, sessões de sala de espera sobre a importância do preventivo e da mamografia, com ênfase na faixa etária para rastreio de câncer de mama e decolo de útero. Dia 22, feira da saúde abordando os seguintes temas: câncer de mama, câncer de útero, infecções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, auto-estima da mulher e menopausa, coleta de preventivo, distribuição de laços e entrega de brindes. Nos dias 23, 24, 25 e 26, coleta de preventivo, distribuição de laços, entrga de brindes e sessões de sala de espera sobre a importância do exame preventivo e mamografia, com ênfase na faixa etária para rasteio do câncer de útero e de mama. Dia 29, roda de conversa sobre o climatério. No dia 30, coleta de preventivo na sala da mulher, distribuição de laços, entrega de brindes na sala da mulher. "No dia 31, no encerramento do mês, cine pipoca com o filme ‘Romeu e Julieta".
 
 
AP 5.1 – Bangu
 
Centro Municipal de Saúde Athayde da Fonseca, Bangu, promove sessões de sala de espera sobre a importância do exame preventivo na faixa etária de 25 a 64 anos, atividade de valorização da mulher, intensificação da coleta de preventivo e atividade de saúde bucal na escola.
 
 
Centro Municipal de Saúde Masao Goto, em Jardim Sulacap, ao longo mês sessões de sala de espera sobre o tema obesidade X câncer, com captação de mulheres para o grupo de controle nutricional, orientações e captação de mulheres de mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para prevenção e diagnostico de câncer de mama e de colo de útero, vacinação contra o HPV com foco nas gestantes da região, orientação e coleta de preventivo na Casa Viva, palestra para o grupo de gestantes sobre a importância imunização contra o HPV em gestantes, além de sala de espera sobre o HPV e sua importância no combate ao câncer.
 
 
Centro Municipal de Saúde Buá Boanerges Borges da Fonseca, Magalhães Bastos, realiza sessões de sala de espera sobre alimentação saudável, bate-papo sobre violência doméstica e os direitos da mulher, busca ativa dos profissionais da unidade por mulheres com exames de câncer de mama e colo de útero atrasados. Aulão aeróbico incentivando a prática de atividade física, vacinação contra o HPV em ação do programa de saúde na escola e auriculoterapia com foco nas alterações hormonais.
 
 
Centro Municipal de Saúde Eithel Pinheiro, Senador Camará, promove encontro com o tema "Empoderamento Feminino - Mulheres extraordinárias, mulheres empoderadas!"
 
 
Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco, Bangu, realiza atividades de captação, busca ativa e sensibilizaçao de mulheres em idade fértil com oferta de citologia oncótica e mamografia, sessões de sala de espera sobre a o auto-exame das mamas, detecção precoce do câncer de mama e prevenção do câncer de colo do útero. A unidade também vai discutir a homeopatia na mulher, fatores integrativos da resposta feminina, oficina sobre insônia na menopausa, com a saúde mental, e práticas integrativas com auriculoterapia.
 
 
Centro Municipal de Saúde Manuel Guilherme da Silveira Filho, Bangu, realiza ações para discutir o beneficio da atividade física, violência doméstica, aspectos psicológicos do câncer de mama, endometriose, o climatério, como se preparar para a menopausa, como é feito o exame preventivo e o perigo do câncer de colo de útero, infecções sexualmente transmissíveis e café da manhã de encerramento.
 
 
Clínica da Família Fiorello Raimundo, Bangu, rodas de conversa sobre violência contra a mulher, grupo de direito sexuais e reprodutivos, câncer de mama e o câncer de colo de útero e sessões de sala de espera sobre a saúde da mulher.
Clínica da Família John Cribbin, Realengo, sessões de sala de espera sobre a prevenção ao câncer de mama e de útero, violência doméstica, valorização da auto-estima e importância da atividade física com aulão de zumba. Atividades em escolas da região sobre a importância da vacinação contra HPV. Ao longo do mês, serão intensificadas ações de coleta de preventivo e solicitação de mamografia, com gestão da lista.
 
 
Clínica da Família Kelly Cristina, Praça Senador Camará, ações na sala rosa, ambiente exclusivo aos cuidados com a mulher, com orientação medica e de enfermagem, para avaliação das mamas, coleta de preventivo e demais cuidados pertinentes à mulher. Atividades de valorização da mulher com automaquiagem, informações sobre o climatério, menopausa, atividades físicas e prevenção de doenças osteoarticulares. Ao longo do mês acontecem sessões de sala de espera sobre temas pertinentes à mulher.
 
 
Clínica da Família Mário Dias Alencar, Senador Camará, promove sessões de sala de espera todos os dias a partir do dia 17/10 com informações sobre a detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, intensificação nas marcações de exame preventivo e solicitação de mamografia. Ações com o grupo de gestantes da unidade e atividade física para mulheres e alimentação saudável com o Programa Academia Carioca.
 
 
Clínica da Família Nildo Aguiar, Realengo, promove durante o mês de outubro a gestão da lista de mulheres cadastradas na unidade para realização do exame preventivo, sessões de sala de espera sobre a importância do exame preventivo, o autocuidado, câncer de mama e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A unidade realiza roda de conversas com o grupo de artesanato, planejamento familiar, saúde na mesa e reuniões com mães e adolescentes na escola.
 
 
Clínica da Família Olímpia Esteves, em Padre Miguel, promove o projeto sala rosa, com ações de valorização de saúde da mulher.
 
 
Clínica da Família Rosino Baccarini,em Bangu, realiza rastreio de câncer de mama e de colo de útero nas mulheres na lista da unidade com exames em atraso, além de oportunizar a coleta de preventivo e de outros serviços oferecidos pela unidade. Na sala de espera também será discutido o tema "Detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama". O grupo de gestante vai abordar a violência doméstica e valorização da mulher. Na E.M. Rafael Correia de Oliveira acontecem atividades com a participação das mães para abordar a valorização da maternidade, importância do exame preventivo e mamas.
 
 
Clínica da Família Armando Palhares, em Realengo, realiza sessões de sala de espera sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A unidade também vai fazer um levantamento das mulheres entre 25 e 64 anos que precisam realizar o exame preventivo. Os agentes de saúde farão uma busca ativa por mulheres da região com o exames preventivo e a mamografia em atraso para a coleta do preventivo e solicitação de mamografia. Oficina de sobre o empoderamento da mulher, exibição de vídeos de mulheres que tiveram câncer de mama e de colo de útero com uma roda de conversa a fim. Os grupos de gestantes, adolescentes e direito reprodutivo irão abordar ao longo do mês a valorização da mulher e a prevenção ao câncer de colo de útero e de mama.
 
 
Clínica da Família Faim Pedro, em Padre Miguel, fará gestão de lista das mulheres da unidade com exames preventivo e de mama em atraso, também será intensificada a coleta do preventivo para as mulheres que trabalham durante a semana, ações educativas com as mulheres do território tratando do tema violência doméstica, ações nas escolas da região abordando a importância da vacina contra o HPV, saúde da mulher e violência doméstica.
 
 
Centro Municipal de Saúde Padre Miguel, em Padre Miguel, promove oficina e roda de conversa semanalmente sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Duas vezes por semana, sessões de sala de espera sobre violência, saúde da mulher, prática de atividade física e alimentação saudável. A unidade também realiza ações educativas e rodas de conversa nas escolas, com a presença de pais, alunos e professores, sobre autocuidado, violência e prevenção do colo de útero e de mama. Será realizada a gesta da lista de mulheres com exame de preventivo e solicitação de mamografia em atraso.
 
 
Clínica da Família Sandra Regina, em Senador Camará, oferta de exame preventivo e agendamento de mamografia diariamente, busca ativa dentro da unidade. Os agentes de saúde realizarão coleta de preventivo no território, ações na sala de espera da unidade com, o RAP da Saúde, além de um convite individual para as mulheres listadas na unidade com exames de preventivo atrasado.
 
 
Centro Municipal de Saúde Alexander Flemming, Senador Camará, realiza sessões de sala de espera todos os dias abordando a violência, empoderamento da mulher e atividade física. Em 20 de outubro, 8h às 17h, Dia D com diversas ações, como coleta de preventivo, solicitação de mamografia, com café da manhã e espaço de beleza. As mulheres cadastradas para lista de exames da unidade e agendamento.
 
 
Clínica da Família Wilson Mello, Vila Kennedy, sessões de sala de espera sobre violência doméstica e intensificação de coleta de preventivos com aumento de agendamentos.
 
 
Clínica da Família Rogério Pinto da Mota, em Realengo, realiza busca ativa a partir das listagens com agendamento de exames preventivo e mamografia. Os grupos da unidade também irão abordar o tema e captar mulheres para realização do exame preventivo e mamografia. A demanda será livre.
 
 
Clínica da Família Rômulo Carlos Teixeira, em Realengo, promove sessões de sala de espera sobre importância da realização do exame preventivo, de mamografia, cuidados gerais e a saúde da mulher e rotina das equipes da Unidade de Saúde. Abordagem sobre planejamento reprodutivo e violência contra a mulher. Durante o mês, será intensificada a coleta de exame do colo uterino e solicitação de mamografia, trabalhando com as listas nominais e com agendamento e livre demanda para aumentar a coleta. Também acontece uma parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família para realização de auriculoterapia em sala de espera. Os agentes comunitários de saúde realizam uma busca ativa pelas mulheres do território com exames em atraso. Os dias de coleta do exame de colo uterino serão ampliados com realização aos sábados para as pessoas que não conseguem realizar os exames durante a semana. Ao longo do mês, todos os grupos da unidade irão abordar a saúde da mulher e a importância dos exames preventivos e de mamografia.
 
 
AP 5.2 – Campo Grande
 
Centro Municipal de Saúde Mourão Filho, em Barra de Guaratiba, realiza diariamente orientações sobre a importância de realização de exames, formas de tratamento e prevenção. Duas vezes na semana serão promovidas ações nos principais pontos de grande movimentação no bairro, com distribuição de panfletos e orientações sobre a prevenção.
 
 
Centro Municipal de Saúde Woodrow Pimentel Pantoja, em Guaratiba, oferta diária de preventivos, rodas de conversa durante o acolhimento, abordando temas: valorização da mulher e violência doméstica. Manhã de beleza com oferta de serviços como: cabeleireiro, manicure e maquiagem, e grande caminhada trabalhando a conscientização do autocuidado da mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Professor Edgard Magalhães Gomes, em Inhoaíba, realizará sessões sala de espera durante todo mês de outubro abordando a saúde da mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Vila do Céu, em Cosmos, intensificará abordagem sobre o tema em sala de espera durante todo o mês de outubro.
 
 
Centro municipal de Saúde Dr. Pedro Nava, em Campo Grande, realiza sessões de sala de espera com atividades educativas com temas relacionados a saúde da mulher, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, AIDS, contracepção, autoexame das mamas, coleta de preventivo e solicitação de mamografia de rastreio para o público-alvo.
 
 
Centro Municipal de Saúde Dr. Oswaldo Vilella, em Campo Grande, realiza, durante o mês, sessões de sala de espera para os assistidos da unidade, com coleta de preventivos em livre demanda para mulheres de 25 a 64 anos, distribuição de folhetos informativos, intensificação nos grupos de planejamento e caminhada com grupo da terceira idade.
 
 
Centro Municipal de Saúde Dr. Mário de Assis Pacheco, em Campo Grande, terá como tema: "Prevenir é melhor que remediar". Nos dias 3,10 e 31, distribuição de material educativo, palestra sobre a prevenção do câncer de mama, colo do útero e HPV. Realização do autoexame e captação de mulheres de 25 a 64 anos para citologia.
 
 
Policlínica Carlos Alberto Nascimento, em Campo Grande, durante todo o mês, Sala Rosa. Nos dias 14 e 28, aulas de Shantala, técnica indiana de massagem para bebês.
 
 
Clínica da Família Antonio Gonçalves Villa Sobrinho, em Campo Grande, ações com o grupo Terceira Idade Saúde e Energia. Toda quarta-feira do mês Ginástica Rosa. No dia 3 de outubro, a unidade será decorada para o Outubro Rosa. No dia 4 de outubro, à tarde, palestra sobre autocuidado com o grupo de Práticas e Hábitos Saudaveis No dia 14, às 9h, palestra, no mesmo dia, à tarde realiza mais uma palestra e apresentação de uma peça de teatro, aulão de zumba, com orientações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Tranmissíveis(IST), na quadra da Praça IEDE. Dia 23 de outubro, pela manhã, as mulheres do grupo de atividade física participam de práticas corporais e orientações. Ao longo do mês, todos os dias a unidade promove sessões de sala de espera com temas sobre a saúde da mulher.
 
 
Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto (Cazuza), em Guaratiba, sessões de sala de espera com orientações sobre a saúde da mulher. Ao longo do mês, segunda a sexta de 8h às 20h, exames preventivos serão realizados sem agendamento prévio.
 
 
Clínica da Família Dr. José de Paula Lopes Pontes, em Guaratiba, no dia 11 de outubro em parceria com o Programa Academia Carioca promove atividades em toda a comunidade. Ao longo do mês, sessões de sala de espera e nos grupos da unidade serão realizados discussões sobre os tema relacionados a saúde da mulher, como sedentarismo, alimentação saudável, violência, direitos da mulher, além do autoexame de mama e intensificação da busca ativa de mulheres para realização de exame preventivo.
 
 
Clínica da Família Dr. Dalmir de Abreu Salgado, Pedra de Guaratiba, promove ao longo do mês, todas as manhãs, intensificação de coleta de exame preventivo sessões de sala de espera sobre o cuidado e saúde da mulher com orientações. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família aborda seguintes temas: alimentação, violência, depressão, além de incentivar a participação nos grupos de atividades físicas já existentes da unidade. No dia 26 de outubro, às 15h, o grupo Papo de Mulher abordará o planejamento familiar, saúde da mulher, cuidados em saúde da mulher e violência.
 
 
Clínica da Família David Caspistrano Filho, em Campo Grande, reforça as ações de promoção da saúde das mulheres, oferta de coleta de preventivo e a importância da auto avaliação das mamas. No dia 22 de outubro, de 9h às 17h, em sessões de sala de espera serão abordados assuntos diversos, grupo educativos e emocionais.
 
 
Clínica da Família Everton de Souza Santos, em Senador Vasconcellos, realiza nos dia 14 de outubro de 8h30 às 11h, sessões de sala de espera sobre o Outubro Rosa. No dia 19, às 9h sessões de sala de espera sobre o câncer de colo do útero e de mama, às 14h, sobre a prevenção ao câncer de colo do útero. Nos dias 21 e 28, sala de espera sobre a saúde da mulher.
 
 
Clínica da Família Isabela Severo da Silva, Campo Grande, promovem ações durante todo o mês. No dia 6 de outubro, 14h,sessões de sala de espera sobre o "Meu Agente Comunitário" será abordada a importância do agente comunitário no acompanhamento da saúde da mulher, entre eles a gestante, o pai-parceiro com participação da RAP da Saúde. No dia 10 de outubro, 14h, a unidade promove a atividade lúdica "Da inocência a idade da loba" com imagens, vídeos, música sobre o desenvolvimento da mulher do seu nascimento até a velhice. No dia 13, acontece o "Book Gestante e Puérpera" com sessão fotográfica com as gestantes e puérperas da unidade. No dia 17 de outubro, 9h, aulão e caminhada "Outubro Rosa contra o câncer de mama", exposição sobre a saúde da mulher, auto-exame e cuidados em geral. 19 de outubro, 10h, será abordada a importância da saúde e da alimentação na mulher. No dia 26, passeio cultural ao Museu da Amanhã co, os alunos do Programa Academia Carioca pelo Outubro Rosa. No mesmo dia às 9h, as equipes abordam o tema da saúde bucal. "Cuidando do Sorriso da Mulher".
 
 
Clínica da Família Lecy Ranquine, Cosmos, realiza no dia 3 de outubro, durante todo o dia, sessões de sala de espera, atividades com o Programa Academia Carioca e decoração da unidade com o tema Outubro Rosa.
 
 
Clínica da Família Ana Gonzaga, em Inhoaíba, faz ação comemorativa no dia 24. Ao longo do mês intensificação do tema com os grupos de gestantes e mulheres no planejamento familiar.
 
 
Clínica da Família Dr. Rogério Rocco, em Campo Grande, realiza ações com orientações sobre a importância do preventivo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e o exame de mamografia.
 
 
AP 5.3 – Santa Cruz
 
Clínica da Família Lourenço de Mello, em Paciência, no dia 4, abertura das atividades em comemoração ao Outubro Rosa, com café da manhã para mulheres e ações de promoção à saúde da mulher (hábitos de vida saudáveis e planejamento reprodutivo). Semanalmente, durante todo o mês de outubro no turno da tarde, consulta em saúde da mulher por livre demanda com oferta de coleta de exame preventivo e avaliação clínica das mamas. Também haverá manutenção da rotina de agendamento de coleta de exame preventivo e gerenciamento da lista de mulheres com preventivo em atraso.
 
 
Clínica da Família Valéria Gomes, em Sepetiba, que já realiza exame preventivo em livre demanda, irá convocar nominalmente através de cartas, as mulheres que estão sem resultado de preventivo há mais de três anos. Serão realizados todos os dias no mês de outubro sessões de sala de espera sobre a importância da realização de exames e roda de conversa em escola do território sobre a importância da vacina HPV.
 
 
Centro Municipal de Saúde Adelino Simões, em Sepetiba, exibição de vídeos abordando os diversos temas de saúde da mulher e sala de espera durante todo o mês de outubro abordando os seguintes temas: Prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, planejamento reprodutivo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (enfatizando infecção por sífilis e HIV) e violência contra a mulher.
 
 
Centro Municipal de Saúde Sávio Antunes, em Santa Cruz, atividades com oferta da manutenção por livre demanda, focando na listagem disponível no prontuário eletrônico. Uma vez por mês, aos sábados, fará a convocação das mulheres impossibilitadas de realizar os exames durante a semana.
 
 
Centro Municipal de Saúde Cesário de Mello, Cesarão, orientação, coleta de preventivo e exames das mamas, acolhimento e orientação sobre o tema.
 
 
Centro Municipal de Saúde Enfermeira Floripes Galdino, em Santa Cruz, exibição de vídeos na sala de espera, intensificação do tema com as usuárias da unidade (segundo listagem extraída do prontuário eletrônico), sensibilizando e convidando para coleta do preventivo e realização de mamografia. Caminhada em parceria com o Programa Academia Carioca com distribuição de panfletos e roda de conversa com mulheres moradoras dos condomínios na região.
 
 
Clínica da Família Ilzo Motta Mello, em Paciência, em parceria com CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) promove roda de conversas com os grupos de convivência. Sessões de salas de espera, diariamente, com orientações e oferta de serviços. Orientação diária nas consultas de enfermagem, médica, odontológica, sala de vacina, farmácia, administração, visitas domiciliares dos agentes e dos AVS. Atendimento na linha de cuidado "Saúde da Mulher" e marcação de consulta com a odontologia. Convite impresso para as mulheres faltosas, participação nas reuniões de pais nas escolas, além disso todos os dias, profissionais farão o coleto preventivo e caso a mulher não tenha desejo em colher, poderá fazê-lo a qualquer momento. Folhetos e materiais educativos estarão espalhados pela unidade.
 
 
Clínica da Família Sérgio Arouca, em Santa Cruz, ao longo do mês, realiza rodas de conversas e orientações na porta de entrada da unidade, busca ativa de mulheres com preventivos atrasados e coleta diária em demanda livre. Nos dias 18 e 25, Dia da beleza.
 
 
Centro Municipal de Saúde Décio Amaral Filho, em Paciência, irá realizar gestão das listas com convites nominais às mulheres na faixa etária, e sessões de sala de espera. Dia de planejamento reprodutivo com o dia da beleza para todas as mulheres que estiverem na unidade e participando do grupo.
 
 
Clínica da Família Alice de Jesus Rego, em Santa Cruz, realiza sala de espera para captação de mulheres entre 25 e 64 anos para orientação e realização de exames. Também serão abordados temas como contracepção, exames preventivos (de útero e mama) e violência contra a mulher.
 
 
Clínica da Família Deolindo Couto, em Santa Cruz, realizará sessões de sala de espera com assuntos de saúde da mulher, prevenção do colo do útero e autoexame das mamas. O planejamento reprodutivo será abordado em quatro encontros, principalmente com o público-alvo, capacitação sobre planejamento reprodutivo com os agentes comunitários de saúde e o técnico de enfermagem no manejo das atividades diárias (visitas e procedimentos afins). Também será realizada busca ativa nominal das pacientes que estão por mais de três anos sem resultado de preventivo registrado no sistema. Serão reforçadas as orientações sobre planejamento reprodutivo nos encontros do grupo de gestante. Durante a semana, serão realizadas atividades com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
 
 
Clínica da família José Antonio Ciraudo, em Santa Cruz, no decorrer do mês terá salas de espera com a temática de prevenção de câncer de colo de útero, mama e saúde da mulher envolvendo os acadêmicos de enfermagem da UNESA, acadêmica bolsista da Secretaria Municipal de Saúde e enfermeiros. Além disso, serão trabalhados com as listas da Profilaxia Pós- Exposição e ampliadas as marcações de preventivos.
 
 
Policlínica Lincoln Freitas Filho, em Santa Cruz, terá coleta de preventivo para o público alvo determinado nas segundas, quartas e quintas. A sala de espera abordará o tema: tabagismo e câncer de mama com a técnica de enfermagem da unidade. Orientações sobre alimentação saudável com o tema: "como evitar hipertensão e diabetes" e terapia alternativa para mulheres.
 
 
Clínica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho, em Santa Cruz, intensifica busca ativa das mulheres entre 25 e 64 anos que não realizaram preventivo nos últimos três anos. Ação de Educação em Saúde com o tema: Café em Saúde, com atividades educativas, informando sobre a importância de manter em dia o exame preventivo e outras abordagens com sorteio de lembrancinhas e oferta de coleta. Caminhada de conscientização de prevenção ao câncer de útero e mama em parceria com Programa Academia Carioca duas vezes por semana. Sala de espera durante todo o mês falando sobre os principais temas a saúde da mulher, e atividade na associação de moradores, Estrela Dalva com rodas de conversas para as mulheres com temas sobre o auto cuidado.
 
 
Clínica da Família Edson Abdalla Saad, em Santa Cruz, sessões de sala de espera com os temas: "Importância do autoexame das mamas", "Saúde sexual e reprodutiva" e "Efeitos prejudiciais dos contraceptivos em mulheres com hipertensão arterial sistêmica + Diabetes mellitus". Preventivos diários em qualquer horário com solicitação de mamografia para as mulheres da faixa etária e busca ativa das mulheres com preventivo com mais de três anos.
 
 
Clínica da Família Ernani Braga, em Santa Cruz, sessões de sala de espera durante todos os dias úteis de outubro, informando as atividades de coleta de preventivo para conscientizar, principalmente as mulheres, dos fatores de risco, de proteção e das medidas de detecção precoce, e prevenção do câncer de colo de útero. No dia 03, caminhada matinal.
 
 
Centro Municipal de Saúde Dr. Cattapreta, em Santa Cruz, realiza sessões de sala de espera com foco na saúde da mulher e realizações de exame preventivo em demanda espontânea.
 
 
Coordenação de Área Programática 5.3 realiza ação voltada às mulheres em idade fértil, com participação das profissionais do Pólo MAMA (PUFF), orientação quanto ao exame das mamas, captação e encaminhamento às unidades para realização de exame preventivo com participação da linha de cuidado de tabagismo, saúde do homem e a importância do parceiro no acompanhamento da mulher na unidade de saúde e apresentação do RAP da Saúde.
 
 
Clínica da Família Samuel Penha Valle, em Santa Cruz, oferta de exames para detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama com intensificações nos dias 21 e 24, sessões de salas de espera e consultas para população alvo.
 
 
Centro Municipal de Saúde Emydio Cabral, em Paciência, no dia 20, intensificação das ações, com divulgações por convites e panfletos na comunidade. As equipes de saúde farão mais um dia de intensificação em cada semana, nos dias 14, 15, 19, 22, 23 e 26.
 
 
Clínica da Família Jamil Haddad, em Paciência, nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 oferta exames preventivos e de mama. A cada sábado, terá agenda com enfermeiro e orientações sobre auto cuidado e planejamento familiar, com distribuição de folhetos educativos no acolhimento da unidade.
 
 
Clínica da Família Helande de Mello, em Paciência, aos sábados oferta de consultas e exames com intensificação das ações no dia 17. Oferta de aula de zumba todas as quintas-feiras.
 
 
Centro Municipal de Saúde Aloysio Amâncio, em Santa Cruz, intensificará a captação de mulheres para realização de mamografia e preventivo dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. No dia 24, Dia D com caminhada pelo Outubro Rosa realizada pelo Programa Academia Carioca e confecção de mural informativo sobre o tema.

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços