Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

GM-Rio oferece aulas gratuitas de Muay Thai no Parque Radical de Deodoro

18/02/2019 16:15:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) está com inscrições abertas para aulas gratuitas de Muay Thai no Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste, voltado para crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos que moram na região. O projeto foi batizado de "Boa Guarda", em referência a uma das posições de combate mais importantes da luta que tem como foco a defesa. Coordenado pela Academia de Ensino da instituição, as aulas acontecem às segundas, quartas e sexta-feiras, sempre a partir das 9h, no galpão que abrigava a estrutura da construtora Queiroz Galvão. Os interessados em participar podem se inscrever diretamente no local com o professor, sendo necessário apresentação de atestado médico para a prática esportiva.

 

Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio

 

As aulas são ministradas pelo guarda municipal Anderson Souza, que integra a equipe de instrutores da Academia da GM-Rio. Conhecido no meio esportivo como Musgo, o guarda é campeão mundial de Muay Thai, pela Muaythai and Muay Boran Sport Association, e também vencedor da competição Max Muay Thai, considerada uma das mais importantes do mundo da modalidade esportiva, sendo o segundo lutador brasileiro a conquistar o título profissional. Ele ainda é professor da Academia Team Nogueira, dos irmãos Minotouro e Minotauro, na unidade de Cachambi.

 

Desde que ingressou na GM-Rio, há cerca de oito anos, Musgo divide todo seu conhecimento e experiência na luta com colegas de trabalho e integrantes de outras forças, contribuindo para o condicionamento físico e também para o bem-estar e para a segurança dos efetivos. Na Guarda Municipal, coordena o projeto "GM-Rio em Forma", com aulas gratuitas da modalidade esportiva, com foco em defesa pessoal e também para o desenvolvimento do esporte. Entre as forças de defesa e segurança, Musgo sempre é convidado para ministrar workshops e treinamentos, como a pista de luta do Curso de Operações Especiais, realizado para ingresso de novos integrantes no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, o Bope.

 

Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio

 

 

A participação em um projeto social era sonho antigo do atleta, que se tornou possível com apoio da GM-Rio. O projeto "Boa Guarda" é mais uma das iniciativas da instituição de interação e proximidade com a população, a exemplo do que já acontece com a Cinoterapia e com as atividades socioeducativas da Ronda Escolar. De acordo com o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoal da GM-Rio, inspetor Marcelo Sousa, a implantação do "Boa Guarda" é uma soma de sonhos, da equipe da Academia de Ensino e do guarda municipal. Um time formado pelo subinspetor Luiz Claudio Afonso e pelos líderes operacionais Wilson Amorim e Mauro Veloso completam o time, dando suporte técnico ao atleta. E o guarda Musgo comenta quais são os principais benefícios da atividade física.

 

- O Muay Thai é uma grande ferramenta para a formação de jovens e adolescentes, pois no esporte aprendemos a ter disciplina, respeito, humildade e lealdade. Vamos poder, através do Muay Thai, ajudar na formação profissional deles também. O atleta dedicado poderá se tornar um lutador profissional ou um professor depois que conseguir o tão sonhado grau preto -, diz.

 

 

Atuação permanente da GM-Rio

 

O Parque Radical de Deodoro foi criado para receber competições de Canoagem Slalom durante os Jogos Olímpicos de 2016 e, após o encerramento da competição, se tornou um espaço de lazer para a população da Zona Oeste. Com capacidade para receber até quatro mil pessoas por dia, o espaço recebe patrulhamento e fiscalização permanente da Guarda Municipal, com emprego de efetivo fixo da 5ª Inspetoria (Bangu). Nos finais de semana, o efetivo recebe reforço devido ao aumento do fluxo de visitantes, para promover ainda mais a sensação de segurança.

 

As equipes da GM-Rio ainda atuam no parque para garantir o uso dentro das normas vigentes, para que todos possam usufruir do espaço igualmente, e também zelam pela segurança dos bens e instalações. O resgate de animais silvestres, como jacarés, cobras e capivaras, também é uma rotina. Geralmente, eles são encaminhados para áreas mais afastadas onde o público não circula, para evitar acidentes.

 

Desde de 2018, a Academia de Ensino da GM-Rio também vem utilizando o espaço para realizar treinamentos, capacitações e atualizações do efetivo, como no caso das instruções de utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPOs), como as pistolas de eletrochoque. Foi essa proximidade que inspirou a criação do projeto de Muay Thai. A pretensão é que futuramente o projeto ofereça também aulas de Judô, Jiu-jitsu e Boxe.

 

Foto: Robert Gomes/Prefeitura do Rio


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços