IPP lança portal de informação para ampliar conexões entre comunidades e setores público e privado

19/12/2017 16:03:00


 
O Instituto Pereira Passos lançou o portal da Rede Comunitária Integrada – RCI, na última sexta-feira (15), no Palácio Rio 450 em Madureira. O evento contou com a participação do presidente do IPP, Mauro Osório, da Coordenadora Técnica de Projetos Especiais, Andrea Pulici, do Subsecretário de Trabalho e Qualificação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Luís Malhareiros.
 
O RCI é uma plataforma digital, criada para potencializar a troca de informações entre as comunidades do Rio de Janeiro, organizações locais, setores públicos e privados. Nela os usuários, moradores de comunidades, ONGs, agentes públicos, empresas privadas e universidades, podem divulgar seus projetos, buscar e oferecer oportunidades de trabalho. 
 
Andrea Pulici explicou que o portal georreferenciado amplia as possibilidades de aproximar demanda e ofertas de negócios e serviços nas comunidades. "É um local de troca, inclusive da Prefeitura com a população local. Quando passamos a ideia do portal para os superintendentes e administradores regionais, eles viram nele uma grande oportunidade para divulgarmos ações e projetos da Prefeitura nas comunidades", explicou Pulici.
 
Luís Roberto Malhareiros destacou que a RCI tem total sinergia com a chamada Zona Franca Social. O projeto da Zona Franca Social estabelece que comunidades que tenham um Índice de Desenvolvimento Social abaixo de 0,56% faça parte da Zona Franca Social. Micro e pequenas empresas localizadas nessas áreas serão beneficiadas com redução de impostos para criar empregos a partir das demandas da Prefeitura, como fabricação de uniformes de escolas municipais e roupas de cama para unidades hospitalares.
 
Mauro Osório, presidente do IPP, destacou que o Instituto, além de ser um órgão de bases de dados e informação, tem trabalhado com metodologias como a utilizada para a Zona Franca Social que podem ampliar a integração entre as secretarias,  interligando políticas públicas.
 
A RCI integra o projeto de Promoção de Excelência na Gestão Pública do Município do Rio de Janeiro – Projeto Rio de Excelência, financiado pelo Banco Mundial com participação do Município do Rio de Janeiro. O Instituto Pereira Passos é o órgão da Prefeitura executor do projeto.
 
Mais informações: www.portalrci.rio



Informações sobre o Rio

 


 




 

Aplicativos Aplicativos