Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura do Rio realiza Fórum Carioca de Cultura on-line

17/06/2013 15:20:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais, realiza o Fórum Carioca de Cultura durante todo o mês de agosto. O cadastro é gratuito e os encontros  acontecem via Zoom, das 19h às 21h, com capacidade até 200 participantes. A proposta é dialogar junto a sociedade civil sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc e o Cadastro Municipal de Cultura, que tem inscrições abertas até o dia 31 de agosto.  

 

Os encontros do Fórum serão online, realizados territorialmente nas áreas de planejamento da cidade (Zona Oeste, Zona Norte, Zona Sul e Centro) para todos os profissionais do setor cultural. Os interessados devem enviar e-mail solicitando participação para: conselhorio.cultura@gmail.com. No corpo do texto, nome, telefone para contato e área de atuação. Após envio do e-mail, os interessados receberão a confirmação com  link da sala virtual no dia da reunião.  

 

É importante que os artistas e demais profissionais do setor cultural  participem, onde o tema sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc é a pauta prioritária. Informações e trocas entre a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho de Cultura sobre o pagamento de subsídios para empresas, instituições, grupos, coletivos (com ou sem CNPJ), e a abertura de editais e prêmios, como estabelecido no artigo 2º da  Lei 1417/2020 Emergência Cultural Aldir Blanc.

 

Confira o calendário de encontros: Zona Oeste - Dias11 e 13/08, Zona Norte - Dia 18/08, Zona Sul - Dia 20/08, Centro - Dia 25/08 , Gerências da Secretaria (Livro e Leitura, Bibliotecas, Centros Culturais, Lonas e Arenas, Teatros e FeirArte) Dia 27/08. 

 

Cadastro Municipal – Para impulsionar a implementação da Lei Aldir Blanc, especialmente criada pelo Congresso Nacional em socorro ao setor cultural e demais iniciativas em benefício da Cultura, a Prefeitura do Rio criou o Cadastro Municipal, que realiza mapeamento inicial de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva do Município do Rio de Janeiro.

As inscrições seguem abertas até o dia 31 de agosto.  A iniciativa do cadastro, iniciado no mês de março, responde a necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância com o Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (Lei Nº 6.708, de 15 de janeiro de 2020), e em atendimento as informações necessárias a aplicação da Lei Aldir Blanc.

 

"O cadastro está sendo realizado via formulário online, e a partir de 22/08, também será disponibilizado no Plantão Presencial da SMC Rio, com onze postos de atendimento espalhados na cidade. Vamos atender os trabalhadores de cultura nos equipamentos culturais, em atenção à urgência que a Lei Aldir Blanc aponta" – sinaliza o Secretário Municipal Adolfo Konder. 

 

Como se cadastrar?


Para se cadastrar e integrar o Mapa Cultural do Município do Rio de Janeiro, acesse os endereços eletrônicos abaixo, de acordo com a sua categoria, e preencha o formulário:

Cadastro individual: 
https://forms.gle/FBNLV4cn18rxuNv16

Cadastro de espaços, grupos, instituições e coletivos culturais: https://forms.gle/9oy3LLtdaSeRMZULA

 

Para maiores informações: 

Coordenação de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro: leialdirblanc.culturario@gmail.com ou nos telefones: 2976-3141 / 2273-1329/ 2273-4598.

 

Acesse aqui os Fóruns que já foram realizados:

 

Fórum Carioca de Cultura - AP1
 
 
 
Fórum Carioca de Cultura - AP2 
 
 
 
Fórum Carioca de Cultura - AP3
 
 
 
Fórum Carioca Cultura - AP4
 
 
 
Fórum Carioca de Cultura - AP5
 
 
 
WebReunião com as Gerências
 

Arquivos relacionados: