Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Edital da SMC-Rio premia feiras e festas literárias com temática afro-brasileira e/ou periférica

14/07/2022 11:50:00


Edital da Secretaria de Cultura premia feiras e festas literárias que valorizam temática negra/afro-brasileira e/ou periférica

 

Um edital inédito da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) irá premiar seis feiras e/ou festas literárias existentes na cidade por suas ações de fortalecimento e fomento à leitura e a letramentos. Sobretudo aquelas que desenvolvem iniciativas sobre temática negra/afro-brasileira e/ou periférica dentro de suas edições. A premiação será no valor de R$ 30 mil reais por  realizações no segmento literário.

 

"A finalidade desta premiação dialoga com as iniciativas de retomada das atividades culturais no Rio após o período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, resultando em poucos eventos culturais", comenta Sinara Rúbia, gerente de Livro e Leitura da SMC.

 

As inscrições vão até 26 de agosto, no site bit.ly/3uFx6ZT. Podem participar pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, incluindo MEI.

 

Paixão de Ler e Drummond, o poeta verde

A Campanha Paixão de Ler é um evento cultural literário anual realizado pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da leitura, promover o contato e a interação entre público, autores, escritores, personagens e obras, propor o debate sobre o universo literário e suas práticas, assim como seu estudo e outras finalidades.

Este ano, em sua 30ª edição, o homenageado será o escritor Carlos Drummond de Andrade, cuja literatura tem uma parte voltada para o meio ambiente. A Paixão de Ler vai de 7 a 14 de outubro.

 

Saiba mais sobre o edital no link bit.ly/feirasefestasliterarias

 

Contato: Sinara Rúbia - 21 96910-2370

 

Informações e dúvidas por email: gerenciadelivroeleitura.rio@gmail.com ou telefone (21) 2976-2180.