Secretaria Municipal de Cultura - SMC
SMC DÁ INÍCIO ÀS ETAPAS DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA E DA ELEIÇÃO DO CONSELHO

07/05/2018 14:50:00


A Secretaria Municipal de Cultura realiza na próxima terça-feira, dia 8, a primeira pré-conferência regional com vistas à Conferência Municipal de Cultura e à eleição do novo Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. O evento acontece no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, de 13h às 20h, e marca o novo formato de eleições para o Conselho de Cultura, além da escolha de delegados que participarão da 3ª Conferência Municipal de Cultura, nos dias 28 e 29 de maio.

Serão realizadas cinco pré-conferências, uma por Área de Planejamento (AP), abrangendo todos os bairros e regiões da cidade. O encontro de terça será de produtores culturais dos bairros da região Central que integram a AP 1, composta por Zona Portuária, Centro, São Cristóvão, Rio Comprido e Santa Teresa. As próximas pré-conferências acontecerão na Zona Oeste (AP 5), em 12 de maio, no Teatro Estadual Arthur Azevedo; Zona Sul e Tijuca (AP 2), em 15 de maio, na Sala Municipal Baden Powell; e na Zona Norte (AP 3), dia 19 de maio, na Arena Carioca Fernando Torres.

A pré-conferência da AP 4 (que engloba Cidade de Deus, Jacarepaguá, Barra e Recreio), que seria realizada em 5 de maio, foi adiada devido aos violentos confrontos ocorridos na Cidade de Deus no último dia 3, o que gerou instabilidade e dificuldade de acesso à região de Jacarepaguá. A nova data será anunciada em breve.

Quanto à composição do Conselho Municipal de Cultura, cada encontro escolherá um candidato por linguagem artística, totalizando 24 candidatos por área de planejamento. A votação final será on-line, quando os eleitores vão escolher entre cinco candidatos – um de cada região da cidade - por linguagem artística. Nas pré-conferências também serão escolhidos os delegados que terão direito a votar propostas e resoluções durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura.

"Este formato permite que haja sensibilização de produtores culturais das regiões centrais e periféricas da cidade para concorrer a uma vaga no Conselho Municipal de Cultura, aumentando a representatividade, ao incorporar diferentes realidades e particularidades locais", afirma Nilcemar Nogueira, Secretária Municipal de Cultura.

"A Conferência resultará em três grandes legados: a criação do Sistema Municipal de Cultura, a proposta de reformulação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e a criação do Fundo Municipal de Cultura, o que impactará nas políticas culturais e no financiamento à cultura em nossa cidade", defende a secretária."Estamos abrindo a possibilidade de construção de uma política pública com participação efetiva da população".