Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria Municipal de Cultura realiza primeira Pré-Conferência na região do Centro

08/05/2018 18:21:00


 
A Secretaria Municipal de Cultura deu o primeiro passo rumo à criação da Lei Municipal de Cultura e a renovação do Conselho Municipal de Cultura para o próximo biênio. Nesta terça-feira (9), O Centro de Artes Calouste Gulbenkian recebeu a primeira Pré-Conferência Municipal de Cultura com profissionais da AP1, que corresponde aos bairros da  Zona Portuária, Centro, São Cristóvão, Rio Comprido e Santa Teresa. 
 
No encontro foram escolhidos candidatos ao Conselho em 22 linguagens, além de delegados que vão participar das discussões na Conferência Municipal de Cultura que acontece nos dias 28 e 29 de maio, no Imperator. Esta é a primeira vez que conselheiros e delegados são escolhidos num processo que abrange reuniões em todas as regiões da cidade. 
 
"Mesmo diante de tantas demandas, estamos acreditando nessa construção conjunta. Uma das nossas premissas é a escuta públcia e, a partir daí, vamos tratar as principais diretrizes da SMC, buscando o fortalecimento das referências culturais da cidade", afirmou a Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira. 
 
Ela destacou ainda um dos objetivos da sua gestão: "A Lei Municipal de Cultura vai ser a cartilha que o órgão deve seguir. E, desta forma, a população vai ter um norte para cobrar. Queremos ter cada vez mais proximidade com a sociedade civil".
 
Quanto à composição do Conselho Municipal de Cultura, cada encontro escolherá um candidato por linguagem artística, totalizando 24 candidatos por área de planejamento. A votação final será on-line, quando os eleitores vão escolher entre cinco candidatos – um de cada região da cidade - por linguagem artística. Nas pré-conferências também serão escolhidos os delegados que terão direito a votar propostas e resoluções durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura.
 
Presidente da Comissão de Cultura da Câmara do Rio de Janeiro, o vereador Reimont Luiz esteve presente e elogiou a proposta da SMC em realizar esse processo de forma territorializada. "Quando você regionaliza, acaba dando possibilidade de todo o território do Rio de Janeiro ter voz. Quero saudar essa iniciativa da SMC. Quero acreditar que isso será uma ampliação da democracia para discutir a Cultura na cidade. O Rio de Janeiro faz um movimento importante e correto", disse ele. 
 
Serão realizadas ainda outros quatro Pré-Conferências, uma por Área de Planejamento (AP), abrangendo todos os bairros e regiões da cidade. Os próximos encontros serão na Zona Oeste (AP 5), em 12 de maio, no Teatro Estadual Arthur Azevedo; Zona Sul e Tijuca (AP 2), em 15 de maio, na Sala Municipal Baden Powell; e na Zona Norte (AP 3), dia 19 de maio, na Arena Carioca Fernando Torres; e outra na Zona Oeste (AP 4), compreendendo a Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá e as Vargens, que terá uma nova data divulgada após adiamento.