Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Campo Grande recebe a segunda Pré-Conferência Municipal de Cultura

14/05/2018 12:32:00


 
A Zona Oeste recebeu neste sábado (12) a segunda Pré-Conferência Municipal de Cultura no Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande. Ao todo, cerca de 230 produtores da AP 5 (Sepetiba, Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Realengo) estiveram no encontro, que escolheu candidatos ao Conselho Municipal de Cultura e delegados para a 3ª Conferência Municipal de Cultura. Durante o evento, houve a apresentação de um grupo de atabaque a da Orquestra Sopro e Louvores.
 
 
 
A Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, destacou a importância deste estreitamento com os produtores culturais de todas as regiões da cidade. "Esse é um momento ímpar para a Secretaria Municipal de Cultura e peço que se desdobrem junto conosco. Não é comum ter a sociedade civil mobilizada, mas esse exercício de democracia é a marca da nossa gestão", disse ela. "Quero ter a voz de vocês, para fazermos uma política conjunta". 
 
 
 
Cada encontro escolherá um candidato para o Conselho Municipal de Cultura por linguagem artística, totalizando 24 candidatos por área de planejamento. A votação final será on-line, quando os eleitores vão escolher entre cinco candidatos – um de cada região da cidade - por linguagem artística. Nas pré-conferências também são escolhidos os delegados que terão direito a votar propostas e resoluções durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura. 
 
 
 
Esta é a primeira vez que esse processo acontece em todas as regiões da cidade. O ator Limachem Cherem, que já trabalhou em circo e também dá aulas aqueles que desejam ser Papai Noel, elogiou a iniciativa: "É uma injustiça que a Zona Sul tenha todos os espaços da Cultura e a Zona Oeste seja só um pingo. Temos muito material humano e artístico aqui". 
 
O compositor Tiãozinho da Mocidade, compositor da escola de Padre Miguel, se candidatou a uma vaga no Conselho Municipal de Cultura, e também apoiou o novo método. "A gente precisava desse apoio. Estou achando maravilhoso, nunca é tarde pra se fazer alguma coisa. O Rio de Janeiro é capital cultural do Brasil e tem muitas manifestações que não aparecem para o resto do Brasil, precisamos valorizar todas elas", afirmou. 
 
Fotos: Eduardo Rocha